Pesquisadores

O Grupo De Estudos Do Consumo foi criado em 2003

a partir da proximidade acadêmica de duas professoras do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF) – Lívia Barbosa e Laura Graziela. Imediatamente incorporou a professora Fátima Portilho e, alguns anos depois, o professor John Wilkinson, a professora Flávia Galindo e outros colegas.

Atualmente, o grupo congrega pesquisadores doutores brasileiros e estrangeiros (Portugal e Chile), e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação de diversas Instituições de Ensino Superior (UFRRJ, UFF, UFRJ, IESP/UERJ, FGV/RJ, Puc-Rio, UFRGS e UFPel), além de duas instituições estrangeiras (Universidade de Lisboa/Portugal e Universidad Diego Portales, Santiago/Chile).

Sob a coordenação das Profas. Dras. Lívia Barbosa (Puc-Rio) e Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ), e devidamente registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, o grupo vem se propondo a refletir sobre as teorias sociológicas e antropológicas sobre as sociedades e culturas de consumo contemporâneas e a desenvolver pesquisas empíricas que gerem dados relacionados às práticas cotidianas de consumo, suas diferentes percepções, suas transformações e seu impacto na esfera política, cultural, econômica, ambiental e tecnológica.

Através de atividades de ensino, pesquisa, extensão e, ainda, da organização de eventos acadêmicos, os pesquisadores do grupo vêm contribuindo para a construção e fortalecimento dos Estudos do Consumo no Brasil, campo de pesquisa já bastante consolidado nas universidades europeias e americanas. Trata-se de um campo necessariamente interdisciplinar, como a própria natureza do fenômeno que acolhe como objeto principal.

O grupo tem como uma de suas principais atividades, a organização do ENEC – Encontro Nacional de Estudos do Consumo e o Encontro Luso-Brasileiro de Estudos de Consumo. O evento tem como objetivo central discutir, tanto teórica quanto metodologicamente, as práticas sociais e estilos de vida que constituem o viver na sociedade contemporânea. O ENEC conta com a participação de pesquisadores acadêmicos e/ou do mercado, professores, estudantes, estudiosos e profissionais que desejam conhecer os mais recentes estudos associados ao consumo. Com o ISSN 2358-2294, os anais do ENEC são uma publicação que contém o conjunto de documentos selecionados para apresentação oral nos Grupos de Trabalho do evento. Constitui uma coletânea de pesquisas finalizadas ou em andamento no Brasil e no exterior relacionada ao consumo e suas interfaces como diversas disciplinas das Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

Uma equipe que busca compreender o consumo das culturas e das sociedades.

O Grupo de Estudos do Consumo congrega pesquisadores vinculados a diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros países, interessados no estudo do consumo em uma perspectiva sociológica e antropológica. Nesta página, apresentaremos a equipe e a rede de produção acadêmica.

Coordenadoras

Coordenadora e Pesquisadora permanente: Livia Barbosa

Livia Barbosa

Coordenadora e Pesquisadora permanente: Fátima Portilho

Fátima Portilho