NOSSA EQUIPE

O Grupo de Estudos do Consumo congrega pesquisadores vinculados a diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros países, interessados no estudo do consumo em uma perspectiva sociológica e antropológica.

Nesta página, apresentamos a equipe e sua rede de colaboração acadêmica.

Coordenadoras: Livia Barbosa e Fátima Portilho

 

  • Pesquisadores Permanentes

Fátima PortilhoProfessora do CPDA (Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade), da UFRRJ. Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP), com Doutorado Sandwich na Oxford University. Mestre em Psicossociologia das Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS (UFRJ). Suas áreas de interesse são Sociologia Ambiental, Sociologia do Consumo e Sociologia da Comida. Como docente, oferece disciplinas nas áreas de Teorias Sociais Contemporâneas e Sociologia do Consumo. Como pesquisadora, vem desenvolvendo pesquisas na área de sociologia do consumo, sociologia do risco, consumo e meio ambiente, politização do consumo, consumo alimentar, movimentos sociais (ambientalismo e movimento de defesa dos consumidores), ação coletiva e participação política. É uma das líderes do “Grupo de Estudos do Consumo” e membro do “Núcleo de Pesquisa Mercados, Redes e Valores”, ambos registrados no CNPq. Autora do livro “Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania” (Cortez, 2010 – 2a Edição) e organizadora, junto com Lívia Barbosa e Letícia Veloso, do livro “Consumo: cosmologias e sociabilidades” (Mauad/EDUR, 2009), além de artigos em periódicos nacionais e internacionais.

 Doutora em Ciências Sociais (CPDA – UFRRJ), é professora adjunta no DCA/ICSA/UFRRJ, vice coordenadora no Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE/UFRRJ) e Gestora do Convênio MPGE/UFRRJ e IFRJ. É conteudista e coordenadora da disciplina de Marketing Digital do CEDERJ,e integra a equipe organizadora e o comitê científico do ENEC – Encontro Nacional dos Estudos do Consumo. Possui mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ), MBA pelo Instituto COPPEAD/UFRJ & Universidade de San Diego (EUA) e Pós Graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM-RJ. Como pesquisadora, tem especial interesse pelo desenvolvimento de pesquisas sobre o consumo, comunicação corporativa e sociologia do marketing. É membro da Associación Latinoamericana de Sociología, líder do grupo de Pesquisa em Sociologia do Marketing (CNPq), e associada ANPAD no Grupo de Marketing. 

Possui graduação em – University of Bristol (1965), mestrado em – University of Liverpool (1977) e doutorado em Dept de Sociologia pela Universidade de Liverpool (1982) e Pos Doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade de Paris XIII (1995). Atualmente é adjunto iv da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Economica, atuando principalmente nos seguintes temas: agroindustria, agricultura familiar, ciência e tecnologia, competitividade e mercosul, inovação e novos mercados de qualidade.

 

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional, 1991) e doutor em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade de São Paulo (1997), tendo realizado pós-doutorado em Paris-X, Nanterre (2000-2001). Desde 1979 é professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense e atualmente exerce suas atividades como Professor Associado II, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA). Membro da Comissão Editorial de Antropolítica e da coleção Antropologia e Ciência Política do PPGA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Urbana, com ênfase para os processos de intervenção, patrimonialização ou enobrecimento provenientes de dinâmicas culturais, devido a formas de apropriação, usos (ou mesmo contra-usos) e táticas desenvolvidas por grupos e segmentos sociais específicos, incluindo movimentos sociais. Como pesquisadora na área de Estudos do Consumo, desenvolve trabalhos sobre feiras, comércio étnico, usos sociais e culturais de áreas comerciais como shopping centers, supermercados, feiras etc (Antropologia Urbana), artesanato, consumo doméstico e a história social da casa. Desenvolve também pesquisas na área de estudos de mídia, com ênfase em trabalhos sobre o sistema televisual brasileiro, comparação entre diferentes linguagens e formatos das teledramaturgias contemporâneas (nacionais e estrangeiras), bem como suas respectivas formas de produção, circulação e consumo entre públicos distintos. No momento atual, desenvolve pesquisas sobre cibercultura, voltadas para o estudo da economia (trabalho imaterial, produção, circulação e consumo de bens imateriais) e formas de sociabilidade em mundos virtuais 3D (Second Life). Investiga também os possíveis usos e aplicações dos mundos virtuais, bem como da internet 2.0 e 3D para o avanço e a inovação na produção de conteúdos a serem destinados ao ensino da antropologia.

Possui graduação em Museologia pela Museu Histórico Nacional (1969) , graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970) , mestrado em Ciências Socias pela University of Chicago (1975) , doutorado em Antropologia Social pela Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) , pós-doutorado pela Universidade de Tóquio (1996) e pós-doutorado pela Museu Nacional- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996).Tem experiência e pesquisas na área de cultura brasileira, antropologia política, consumo e organizações. Foi visiting scholar na Universidade de Notre Dame, Indiana, Estados Unidos e na Universidade de Rork, na Inglaterra.É autora de numerosos livros entre os quais se destaca O Jeitinho Brasileiro ou a Arte de ser mais igual que os outros, Igualdade e Meritocracia, Cultura e Diferença nas Organizações, Sociedade de Consumo, Cultura e Empresas, Cultura, Consumo e Identidade em parceria com Colin Campbell, e Rice and Beans em parceria com Richard Wilks. Atualmente é diretora da Socius Consultoria e presta consultoria a várias organizações e empresas. É membro de vários conselhos acadêmicos de diferentes organizações.

 

  • Pesquisadores Ad Hoc

 

Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Mestre em Sociologia e Antropologia (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição (2011). Desenvolve pequisa sobre economia moral de consumo, com foco no setor de luxo (vestuário e acessórios). Possui experiência como tradutora (simultânea e por escrito) e transcritora. Áreas de interesse: consumo, sociologia e antropologia urbanas, tradução, análise de discursos.

 

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Educação pela mesma Universidade. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC/RS e especialização em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre. Suas áreas de concentração são Consumo e Comunicação. É pesquisadora do Grupo de Antropologia Urbana e Marítima do programa de PPGAS/ UFSC e do Grupo de Estudos do Consumo. Em 2011 realizou estágio doutoral junto ao Departamento de Antropologia da University College of London, com o Professor Daniel Miller. Por 10 anos – de 1998 a 2008 – foi professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, no curso de Comunicação Social. Trabalhou nas áreas de planejamento, pesquisa e atendimento em Agências de Publicidade, Institutos de Pesquisa e empresas do ramo das comunicações no RS e SC, por mais de 20 anos.

Possui Doutorado em Ciências Humanas: Sociologia – IUPERJ (2008). Mestrado em Sociologia – Université de Toulouse II (le Mirail), França (1986) e Graduação em Ciências Sociais pela PUC-Rio (1976). É professora da PUC desde 1982; atualmente é professora adjunta da gradução, da pós-graduação e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Também ministra uma disciplina de Ciências Sociais no curso noturno de Direito da UCAM-Ipanema. Foi diretora do Departamento de Sociologia e Política – hoje Departamento de Ciências Sociais – por três mandatos: em 1994, em 2011 e em 2013. Foi coordenadora da Graduação em Ciências Sociais por vários anos, entre 1997 e 2003. Participa de projeto internacional sobre “Exploring Creativity in Disadvantaged Urban Areas” sob a coordenação da Universidade de Oxford Brookes e Universidade of Bath, ambas na Inglaterra, juntamente com UNAM/México e três ONGs européias; além da PUC-Rio, na condição de Coordenadora. Este projeto está sendo conduzido dentro do Grupo de Pesquisa Direitos, reconhecimento e desigualdades (GEDRED). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza, desigualdade social, mobilidade social, favela, migração, família popular, habitação popular e escola; a questão dos índios urbanos.

Professora auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora sénior do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Doutoramento em Antropologia Social e Cultural pela FCSH-UNL e Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE IUL. Leciona várias disciplinas na área de comunicação e cultura, cultura material e consumo e antropologia do design. Tem várias publicações internacionais (artigos e capítulos de livros) nas suas áreas de especialidade que são: cultura material, consumos, migrações contemporâneas e antropologia dos media. Tem desenvolvido terreno em vários contextos internacionais (Brasil, Moçambique, Canadá). Integrou durante cinco anos a Rede de Excelência Europeia de Investigação – IMISCOE.

Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-IFCS-UFRJ) (2010), com Doutorado Sanduíche pela University College London (UCL). Sua tese de doutorado recebeu o primeiro lugar do Prêmio IPP Rio Maurício de Almeida Abreu, do Instituto Pereira Passos, e está em preparação para publicação. É Mestre em Sociologia com concentração em Antropologia pelo PPGSA-IFCS-UFRJ (2006) e bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987). Possui experiência em Antropologia da Arte, Antropologia do Consumo e Culturas Material e Visual e suas interfaces com a Antropologia Urbana. Desde 2002 desenvolve trabalho de campo intensivo no Rio de Janeiro, Brasil, entre os criadores e consumidores do movimento musical Funk Carioca. Seus interesses de pesquisa incluem, de uma lado, as relações entre etnografia e a produção de teoria pela Antropologia, e, de outro, estética e criatividade, com foco sobre as classes populares brasileiras, em especial as questões relativas à constituição do gosto, às estéticas do corpo, à moda e à criação musical, a partir do recorte conceitual dado pelos objetos materiais, pelas imagens visuais e pelas relações de gênero. É autora de diversos artigos sobre cultura material, consumo, moda, vestuário, música, religião, ironia, mimesis, alteridade, publicadas em revistas e coletâneas nacionais e internacionais. Sua monografia, com o título provisório de A Estética Funk Carioca, está em preparação para publicação. É pós-doutoranda no PPGSA-IFCS-UFRJ, professora da pós-graduação da Faculdade SENAI-CETIQT, pesquisadora do Global Denim Project, coordenado por Daniel Miller do departamento de Antropologia da UCL, pesquisadora do Grupo de Estudos de Consumo, coordenado por Livia Barbosa e Fatima Portilho, e pesquisadora do NAIPE (Núcleo de Arte, Imagem e Pesquisas Etnológicas), coordenado por Els Lagrou, do PPGSA-IFCS-UFRJ.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS, 2003), tendo realizado estágio doutoral junto ao Laboratoire d’Anthropologie Sociale da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 2001). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ, 1996). Professora do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculada ao Curso de Bacharelado em Antropologia e ao Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPel) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGS/UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Sua produção, ensino e orientações situam-se na convergência dos estudos da alimentação, do consumo e do rural.

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Humanas e Sociais – Paris V – René Descartes – Sorbonne (2004), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Sciences humaines et sociales – Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, comportamento, pesquisa qualitativa, beleza, método dos itinerários, consumo alimentar, marcas e cultural branding.

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1990) e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2007). Doutoranda em Antropologia na mesma instituição. Suas linhas de pesquisa são Consumo e Cidades. Trabalhou em empresas privadas durante 15 anos na área de marketing e pesquisa de mercado.

 

 

 

Sociólogo, PhD em Sociologia, London School of Economics e Ciências Políticas e mestrado em Sociologia Pontifícia Universidade Católica do Chile. Professor Associado da Faculdade de Sociologia da Universidade Diego Portales, Chile. O seu trabalho centra-se principalmente em duas áreas: a sociologia do consumo (particularmente cultura material, culturas de consumo e as conexões entre consumo, sustentabilidade e cidadania) e da sociologia do conhecimento (particularmente as ciências sociais e para a construção de conhecimentos especializados em mercados ). Coordenador do Programa de Estudo do Consumidor e Mercados UDP (PECM).

 

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Titular do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio, MPGEC. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Cidades Criativas. Professora da pós-graduação das disciplinas de Inteligência de Marketing, Estatística Aplicada e Modelagem. Supervisiona a área Instrumental do curso de Administração da PUC-Rio. Professora da Graduação em Administração e Comunicação da ESPM-Rio e Graduação em Administração da PUC-Rio. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Estudos do Consumo, Mobilidade Urbana e Consumo e Sociabilidades, todos registrados no CNPq. Editora responsável pela revista Diálogo com a Economia Criativa (ISSN 2525-2828). Atua em projetos de desenvolvimento de modelos quantitativos que expliquem o processo de identificação das vantagens competitivas das organizações. Desenvolve estudos acadêmicos nas áreas de consumo, marketing, inteligência competitiva e economia criativa.

 

  • Apoio Técnico

 

Graduando em Administração (UFRRJ), é presidente do Diretório Acadêmico de Administração da UFRRJ, Diretor de Marketing da Associação Atlética Financeira da Universidade Rural e Apoio-técnico do Departamento de Contabilidade e Finanças da UFRRJ, tendo participação em comitês organizadores de Semanas Acadêmicas e outros eventos na Universidade. Atual aluno de iniciação científica na área de Marketing. Antes do curso de Administração, cursou 1 semestre no curso de Ciências Sociais da UFRJ. Atualmente tem interesse em desenvolver pesquisas do campo da Sociologia de Marketing, e nas relações entre Marketing e Comunicação Pública.

 

 

Links Relacionados:

Rede de Produção Acadêmica

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email